terça-feira, 29 de junho de 2010

Pão com manteiga

Qualquer diversão acaba,
Qualquer paixão apaga,
mas Amor sempre permanece!
Amor é um clássico,
não saí de moda,
é o pretinho básico indefectível!
Amor não perde o sabor,
nem aficcionados!
É arroz com feijão,
é queijo com goiabada,
é café com leite,
é pão com manteiga!
Amor é como programa preferido,
você sabe as falas,
a seqüência das cenas, 
o final da história,
mas sempre assiste a reprise!
Amor se recicla,
muda de cor,
ganha novos aromas!
Amor é como bom vinho, 
quanto mais velho,
mais valiosos.
Amor é Amor!
Não precisa explicar, 
basta Amar!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Um erro não justifica o outro

Em diferentes momentos, as situações que a vida nos impõe, nos mostram o quanto a nossa caminhada é de eterno aprendizado. E mais, o quanto ainda temos que evoluir. Uma questão sobre erros, caiu ontem no meu colo e me deixou muito triste! Passada a raiva inicial e a tensão gerada pela situação, a cuca começou a refletir sobre a mensagem por trás daquilo tudo. 

Erros são inerentes aos humanos, todos nós erramos! A grande diferença é como lidamos com nossos erros. Alguns negam os erros; outros assumem os erros, mas não tem grande interesse em corrigi-los e tem aqueles que além de assumir seu erro, se desculpam e tentam melhorar, corrigi-lo quando ainda é possível. Geralmente, quem não gosta de assumir seus erros prefere empurrar sua responsabilidade pro colo do outro, ou até justificá-lo baseando-o nos erros alheios. Quanta ignorância e estupidez!
Aprender com os erros é crucial! Esse é o grande objetivo, o segredo da coisa! Ter humildade para assumir aquilo que se fez é um "plus" espiritual! E o plus é exclusivo daquele que erra e aprende com a situação! É uma vantagem individual.

Como estou longe de ser uma santa, confesso sem vergonha, que um das minhas grandes dificuldades é "tolerar", ou melhor, aceitar, a incapacidade das pessoas de assumirem suas falhas, pedirem desculpas sinceras. Isso é uma coisa que preciso aprender para caminhar em Paz e evoluir! Já melhorei bastante, é verdade, mas posso melhorar ao ponto de não me incomodar com determinadas situações.

A Umbanda tem me ajudado bastante nesta trilha evolutiva, o percurso é longo, desgastante, mas eu sigo em frente! Aprendendo a não olhar para trás! Feliz da vida, até quando tomo puxões de orelha do amado e rígido Boiadeiro Laçador! Afinal, é pra melhorar e Guia e pra guiar!
Segue tocando sua Boiada, meu Pai!


"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Anjo da Guarda

Parece lenda, mas tem muita gente por ai que não faz idéia de que seu grande e verdadeiro protetor é o seu Anjo da Guarda. E não falo apenas de pessoas que estão fora das religiões espíritas e com influência africana. Vejo muita gente nos Terreiros de Umbanda que não conhece a básica, clássica e simples oração do Anjo de Guarda e a vela de Anjo de Guarda.

Todos temos um Anjo da Guarda e ele é um protetor pessoal, ou seja, cada um tem o seu Anjo. Além de protetor nosso Anjo da Guarda tem outras atividades. São guias, mentores e mensageiros. Guias, pois são responsáveis por guiar nossa alma durante toda nossa encarnação na Terra. Mentores, pois nos inspiram ensinamentos nas mais diversas situações da vida, especialmente nos momentos de dificuldades, mas cabe a nós entendermos esses ensinamentos que chegam muitas vezes através de intuições. E Mensageiros, pois levam nossos pedidos a Deus e atuam como advogados de nossas causas perante o Pai.

Já deu pra perceber a importância da atuação dos Anjos da Guarda junto aos seus protegidos, né?

No entanto, assim como nós humanos precisamos de alimentos e cuidados para nos mantermos fortes, nosso Anjo da Guarda e fiél companheiro também necessita. E os cuidados básicos com nosso Anjo são mantermos sempre acessa a vela de nosso Anjo de Guarda e fazermos sempre a sua oração. A Luz emitida pela chama da vela é o alimento que fortalece nosso Anjo. Esta vela deve sempre ficar em um ponto acima de nossa cabeça e com um copo de água ao lado. Quando a vela acaba, deve-se substituí-la, despachar em água corrente a água que está no copo e colocar água no copo que voltará a ficar ao lado da vela nova. Ao acender a vela deve-se sempe fazer uma oração ao seu Anjo. Você escolhe qual oração. O momento da oração é muito importante, é quando você se conectará ao seu Anjo. Faça-a com calma e Amor. Agradecendo a Proteção e a Companhia incessantes!

Segue a oração básica ao Anjo de Guarda:

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Se a ti me confiou a piedade Divina, Sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine. Amém









... Meu Santo Anjo da Guarda,

Velai por mim, abri-me os olhos,

dai-me prudência, em meus caminhos pela

existência. Livrai-me dos males físicos e morais,

das doenças e dos vícios,

das más companhias, dos perigos,

E nos momentos de aflição, nas ocasiões

perigosas, sede meu guia, meu protetor e

minha guarda, contra tudo quanto me cause

dano físico ou espiritual.

Livrai-me dos ataques dos inimigos invisíveis,

dos espíritos tentadores.

Meu Santo Anjo da Guarda, protegei-me.