segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Nossa Senhora.

Dia 12 de outubro é dedicado a Nossa Senhora Conceição Aparecida e também as Crianças! Eu amo festejar essa data. Meu dia começa cedinho pra cumprir uma tradição familiar. Mas antes quero falar um pouquinho sobre Nossa Senhora Aparecida. Ela é a cara do nosso povo, a padroeira do nosso Brasil. Uma santa cuja representação é de uma mulher negra. Conta-se que sua imagem foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul por humildes pescadores que atravessavam um período de escassez de pescado e que após encontrá-la passaram a arrastar as redes sempre fartas de peixes. Assim deram início ao culto a Nossa Senhora Aparecida.
Seus fiéis acreditam que um dos seus primeiros milagres foi soltar as correntes que prendiam o escravo Zacarias, que ao passar em frente ao seu santuário pediu que seu feitor o deixasse orar a Nossa Senhora. Com a devida autorização o escravo ajoelhou-se aos pés da imagem e em oração suas correntes caíram deixando Zacarias livre.
Além de padroeira do Brasil, ela é a protetora dos motociclistas. Todo dia 12 de outubro, em diferentes lugares do país, moto-clubes e motociclistas se organizam para homenagearem a sua protetora em uma procissão bem diferente. Atrás da imagem de Nossa Senhora vão centenas de motos e triciclos com todo tipo de decoração conduzidas por homens e mulheres vestidos com roupas de couro e seus tradicionais coletes representando os moto-clubes. Um luxo!
No Rio de Janeiro a imagem sai de Copacabana em direção a Paróquia de Nossa Senhora Conceição Aparecida que fica no Cachambi. As ruas por onde a procissão exótica passa ficam lotadas de fiéis, muitos com bandeirinhas azuis e brancas para saudar Nossa Senhora.
A missa dos motociclistas é externa para que eles possam ter suas máquinas abençoadas e começa com a chegada de um helicóptero que derrama pétalas de rosas sobre a imagem e o público que vai assistir a missa. A emoção transborda em lágrimas em muitas pessoas e é impossível não se contagiar nesse momento de Fé. Após a missa, os motociclistas estacionam na rua ao lado da igreja e fazem uma enorme confraternização. Muitas pessoas aproveitam o momento para tirar fotos das, e com as, motos e triciclos mais exuberantes. 
Faço questão de ir todos os anos aguardar a chegada de Nossa Senhora Aparecida e assistir o espetáculo da diversidade, respeito e Fé que acontece na festa dela. 
Quem quiser participar a Paróquia fica na rua Ferreira de Andrade, 103. E a procissão passa pela rua Capitão Rezende. Onde a maior parte dos fiéis fica aguardando a imagem antes de irem para a missa. Geralmente a imagem chega ao bairro entre 9:30h e 11h. Vale a pena esperar!
Depois como é dia das Criança ainda dá tempo de levar a garotada pra pegar doces nas ruas do bairro. Ou ir pro terreiro louvar nossos Ibeijis. Que tal?


Salve Nossa Senhora Aparecida!
Salve Oxum!
Salve as Crianças!
Oni Ibejada!






Fotos retiradas dos seguintes blogs, respectivamente:



Essa é minha, de 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário