quarta-feira, 16 de junho de 2010

Um erro não justifica o outro

Em diferentes momentos, as situações que a vida nos impõe, nos mostram o quanto a nossa caminhada é de eterno aprendizado. E mais, o quanto ainda temos que evoluir. Uma questão sobre erros, caiu ontem no meu colo e me deixou muito triste! Passada a raiva inicial e a tensão gerada pela situação, a cuca começou a refletir sobre a mensagem por trás daquilo tudo. 

Erros são inerentes aos humanos, todos nós erramos! A grande diferença é como lidamos com nossos erros. Alguns negam os erros; outros assumem os erros, mas não tem grande interesse em corrigi-los e tem aqueles que além de assumir seu erro, se desculpam e tentam melhorar, corrigi-lo quando ainda é possível. Geralmente, quem não gosta de assumir seus erros prefere empurrar sua responsabilidade pro colo do outro, ou até justificá-lo baseando-o nos erros alheios. Quanta ignorância e estupidez!
Aprender com os erros é crucial! Esse é o grande objetivo, o segredo da coisa! Ter humildade para assumir aquilo que se fez é um "plus" espiritual! E o plus é exclusivo daquele que erra e aprende com a situação! É uma vantagem individual.

Como estou longe de ser uma santa, confesso sem vergonha, que um das minhas grandes dificuldades é "tolerar", ou melhor, aceitar, a incapacidade das pessoas de assumirem suas falhas, pedirem desculpas sinceras. Isso é uma coisa que preciso aprender para caminhar em Paz e evoluir! Já melhorei bastante, é verdade, mas posso melhorar ao ponto de não me incomodar com determinadas situações.

A Umbanda tem me ajudado bastante nesta trilha evolutiva, o percurso é longo, desgastante, mas eu sigo em frente! Aprendendo a não olhar para trás! Feliz da vida, até quando tomo puxões de orelha do amado e rígido Boiadeiro Laçador! Afinal, é pra melhorar e Guia e pra guiar!
Segue tocando sua Boiada, meu Pai!


"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

2 comentários:

  1. Também já tive sérios problemas com pessoas que comentem falhas e, ao invés de se desculparem, jogam o erro para os outros. Muitas vezes sofri calada, muitas vezes chorei até cansar, mas o mais importante nessa situação é o que NÓS aprendemos com ela. Não podemos esperar que o outro aprenda algo. Nós temos consciência de que de tudo se tira aprendizado, mas nem todos tem. Como você disse, a Umbanda nos dá um excelente parâmetro de comportamento frente os problemas, e a solução, ou não, de um problema depende de como você encara e lida com ele.

    Salve suas forças.
    Getruê, Getruá, Seu Boiadeiro
    Beijos minha irmã

    http://luzesesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já tive que fazer a oração da serenidade muitas vezes na vida... Acho imprescindível pedirmos a Deus força para mudarmos o que pode ser mudado e força para aceitar o que não pode.

    ResponderExcluir