terça-feira, 27 de abril de 2010

Preguiça básica

Tem dia que dá preguiça de sair de casa. Sair do norte rumo ao sul. Com calor, sol na cara e trânsito paulistano. Gente com cheiro estranho sentada ao lado. Papos desconexos com erros de português que agridem os ouvidos.
Quando se pensa em tudo isso a cama quentinha com edredon, ar condicionado e TV no canal predileto fica tão tentadora. O pecado fica quase irresistível. Ai você lembra das milhares de coisas que tem pra resolver e que não saem daquela eterna lista de prioridades. Lembra que tem que ir ao posto finalmente tomar a vacina H1N1 que está há mais de duas semanas na ponta da bendita lista. Continua lembrando de tantas coisas que a cama instantâneamente perde alguns atrativos (só alguns). 
A vida tem um bocado disso, quando a gente começa a pensar demais nas entrelinhas, nos detalhes, nas possibilidades, nas responsabilidades infinitas, tudo perde um pouco do charme. Então tá explicado, por isso que quem tem cuca fresca vive muito melhor e mais feliz!
E agora tô aqui na frente do computador tentando relaxar e pensar positivamente. Vibrar energias boas. Pois mais uma vez não consegui resolver uma questãozinha de trabalho que deveria ser super simples, mas que tem gente sempre atrapalhando. Mas quer saber? Caguei!
Quem sabe da próxima vez eu não fique na minha caminha quentinha bem relaxada, resolvendo as coisas de casa?


...Deus, por favor, apareça na televisão... George Israel 





terça-feira, 20 de abril de 2010

Por que será que temos dois ouvidos e uma boca?

Algumas pessoas deveriam entender que não são boas conselheiras e, portanto não são boas amigas. Poderiam ser boas amigas se tivessem a sensibilidade de perceber que muitas vezes o silêncio ajuda mais que os julgamentos equivocados, os preconceitos, o falar por falar, ou o falar daquilo que não se entende...


Em muitos casos, sentar e escutar o que o outro tem pra desabafar é mais importante (e seguro) do que abrir a porcaria da boca e soltar uma avalanche de asneiras. Ninguém gosta de pessoas assim!


Quando você é fibromiálgico isso ganha um sentido ainda maior, já que a maioria das pessoas desconhece a doença. Mas querem dar pitacos sem saber do que falam. Como isso irrita! 


Você grávida, sem poder tomar seus medicamentos que controlam os sintomas da Fibro, com uma dor do cacete, com a cabeça há dias doendo e ainda tendo que ouvir abobrinhas e julgamentos de que você não passa de uma pessoa fresca, fraca ou preguiçosa. Olha, é o momento que você começa a separar o joio do trigo. Que você pensa: Esse tem sabedoria e humildade, esse é um estúpido, arrogante. E como tem gente que é assim, que tem opinião pra toda e qualquer coisa sem entender 1% de porra nenhuma. 


No ambiente de trabalho, você até entende este tipo de julgamento medíocre, mas não é de lá que vem. Se viesse do ambiente acadêmico também era compreensível, mas também não partiu deste. O que assusta é que vem daqueles que se dizem, apenas bons amigos. De bons amigos assim o umbral anda cheio...


Pessoas assim eu quero LONGE de mim!


Na semana de Ogum, eu peço Proteção, Saúde e Paz pra todos, especialmente para aqueles que não sabem o que dizem.
Pai, afasta todo o mal, esteja ele disfarçado do que for.


Espero em breve escrever aqui que os sintomas da Fibro já não me incomodam...



...O mal é o que sai da boca
do homem... (Pepeu Gomes)

sábado, 10 de abril de 2010

Mensagem de aniversário pra Mamily

A vida é pra ser vivida e festejada com vontade, energia, alegria e muito amor! E você é meu exemplo máximo de amor a vida. Mesmo com as dificuldades, apesar dos pesares, a magia de festejá-la no último ano foi a NOSSA insígnia. Tivemos medo, receios, fé, amizade, amor e finalmente vitória!



No dia de hoje, brindemos a você! A pessoa que você é, com defeitos e muitas qualidades, humana, amiga-conselheira, mãe, esposa mega paciente, solidária, altruísta, amante dos animais, da natureza e das pessoas humildes, respeitadora, mas sem papas na língua..., a mais nova Vovó, SUELY!


Que nossa grande Mãe continue a lhe proporcionar essa força, a doçura, boas energias, fé, saúde, proteção..., pois como você diz o resto é com a gente.


Conte com a companhia sempre de nossos guias amados, mensageiros de Deus. Eles estão sempre ao seu lado, pro que der, vier e ensinando que o impossível não existe pra aqueles que como você creem na Luz! E, portanto, a tem brilhando no coração!


Sem mais delongas, vamos comemorar!


Amamos você,


Sua filha Dany e o pequeno ser que cresce na minha pancinha.


P.S.: A pessoa que eu sou é responsabilidade sua.


sexta-feira, 9 de abril de 2010

Desabafo de uma fibromiálgica

Pra quem, assim como eu, sofre com a Fibromialgia, a dor é uma companheira inseparável, inconveniente e irritante. Como uma pessoa que acredita na reencarnação, na Lei do Retorno, na Lei do Carma e tudo o mais, eu me pergunto: "Que raios meu espírito fez em outras vidas para que nesta precise sofrer com essa maldita doença crônica e sem cura?"


Tenho a impressão que fui um(a) torturador(a) e agora tenho que sentir o tormento constante dessa "inimiga" oculta e até agora incurável pela medicina. Geralmente resignada levo meu Carma nas costas, literalmente! Mas sou humana e tem dias, como o de hoje, após completar uma semana de dor contínua e prolongada, que me calo e choro de raiva, por me sentir sem alternativas. 


É povo fibromiálgico, que merda monumental fizemos em outras vidas, heim?
Pelo visto só nos resta a esperança no aprendizado de como é triste sofrer as dores da alma na carne e aguardar uma próxima encarnação...
Dias melhores virão!


Pequeno comentário: Que nenhum malandrinho venha me dizer para usar antidepressivos, relaxantes musculares, acupuntura, atividade física, Yoga e outros... Já tentei todas as formas de obtenção da tal serotonina, mas nenhum resultado foi significativo para minha qualidade de vida. FODA!




Fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por queixas dolorosas musculares difusas. A gravidade dos sintomas torna esta situação clínica não só debilitante como também, frequentemente, incapacitante, embora o doente aparente muitas vezes estar bem.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Surpresas da Vida

Esse ano curso o segundo ano do mestrado, é aquele momento onde a dedicação é pra lá de extra, pois temos que escrever o material da qualificação, que é o ponta pé inicial para o que será um pouco a frente a "famosa" dissertação. Ir aos arquivos fazer pesquisa, ler, ler e ler todo o tipo de trabalho e historiografia que tratem do assunto que estudamos. Juntar todas as peças do quebra-cabeças que nos propomos a montar. E finalmente escrever, escrever e escrever, tudo o que se concluiu, como se não houvesse nenhuma outra coisa pra se fazer da vida.


Depois que o Carnaval passou e o ano efetivamente começou minha mente esteve voltada pro mestrado. Esteve, porque de repente, sem que eu esperasse, uma notícia surpreendente na semana passada dominou todos os meus pensamentos, meus sentimentos, cada centímetro do meu corpo, cada célula.


Não existe forma de fugir do assunto, é uma novidade inesperada, mas também bacana demais. O medo bate, mas é normalíssimo.  O marido exercendo com felicidade o super-novo papel. A família empolgadíssima, os amigos também, as perguntas não param e o segredo fica cada vez mais difícil de ser guardado a sete chaves. Até porque a felicidade é tanta que você tem vontade de usar uma faixa-anúncio.


Portanto, só penso nisso! Não tem como, a vida muda desde o momento da descoberta. A dieta muda automaticamente, as leituras aparecem, as curiosidades e dúvidas pipocam. Os remédios diários aumentam. Não pode beber, não pode comer certas coisas. O jeans incomoda. O corpo começa a se modificar e nem sempre a mudança é tão sutil como dizem, especialmente para mim que já uso sutiã tamanho 44. Cremes e sabonetes hidratantes devem ser excessivamente utilizados. Café é quase proibido e o sono que já faz parte da nova realidade triplica!


Exames e visitas ao médico são rotina! O coração se sobressalta e se emociona a cada revelação. Tudo é novo e a ansiedade fica maior ainda. Ver a concretização do fato na tela LCD é lindo demais. Até o maridão bambeia! A medida que a notícia vai se espalhando é como se o novo estado ficasse mais real.

Esse é apenas o começo de uma nova história.
No meu ventre cresce, a cada dia, o Amor!




A vida é maravilhosa se não se tem medo dela. Charles Chaplin