segunda-feira, 22 de março de 2010

Palavrões e outras chulices...

Sei que mocinhas de família, educadas, bonitinhas e meiguinhas não devem falar palavrão. Desde nova minha mãe e, especialmente a rainha do recato, minha vózinha Conceição, me repreendiam quando eu soltava um simples "MERDA". Porque Merda já foi considerado um palavrão cabeludo, mas hoje em dia qualquer criancinha fala e ninguém se espanta.


Tem momentos na vida da gente que o uso de um palavrão é essencial. Pode aliviar o estresse de  certas situações. Por exemplo, quando você dá uma super topada ou prende o dedo na gaveta. Tem coisa melhor que soltar um "PUTA QUE PARIU!" Fala a verdade? Aliás, essa expressão chula é sensacional. Serve para aquelas ocasiões que você vacila. Como quando você esquece uma coisa importantíssima. Tipo o aniversário de um grande amigo, ou a data da entrega de um trabalho. Quando você lembra é quase automático mandar essa.


Quando aquela pessoa que você não se dá muito bem, pois a criatura tem um caráter pra lá de duvidoso, apronta mais uma das suas sacanagens e você fica sabendo. Pronto, cospe-se logo um retumbante "FILHA DA PUTA!". Esse também serve para inúmeras situações


E quando é o outro que dá alguma bobeira? O seu marido esquece de ligar para o eletricista consertar o chuveiro elétrico que queimou no meio dos dias mais frios do ano? Lá vem o famoso: "PORRA, Fulano!".
"FODA-SE" então é imprescindível para certos momentos da vida. É "ligar" o "FODA-SE"  e ser feliz. Tipo quando o "bicho tá pegando" no trabalho. Você tem duas opções a primeira é se estressar e criar rugas e alimentar sua gastrite, a segunda é dar um belo "FODA-SE" para o momento problemático e relaxar. Afinal tudo passa e as coisas voltam ao seu devido lugar.


Outro xingamento excelente é o famoso "VAI TOMAR NO CÚ". Esse é bem agressivo e disparado para aquelas pessoas desagradáveis que adoram perturbar a sua vida. Caí bem para aquele parente "mala sem alça" que vive atazanando a sua existência, ou para aquelas pessoas recalcadas e mal resolvidas que estão sempre querendo puxar seu humilde tapetinho. Ou ainda para amigos e irmãos que adoram fazer brincadeirinhas que você detesta.


E o mais engraçado é que qualquer palavrão pode ter sentidos completamente diferentes dependendo da entonação que nós damos ao falarmos. Já repararam? Um exemplo legal é o "FODA". Você pode tanto se referir ao outro como uma pessoa insuportável, "Fulano de tal é FODA!, vive pegando no meu pé". Ou pode ter o sentido de algo muito bom, completamente positivo, "O show do A-ha foi simplesmente FODAAAAA!".


Eu podia ficar aqui relatando milhões de exemplos para o uso destas palavrinhas chulas, mas muitas vezes providenciais. Infelizmente o trabalho me grita e se eu demorar mais certamente ele me xinga também.


Sem dúvida, "palavrão" tem hora e lugar pra usar, mas sem dúvida eles são um excelente auxílio a nossa expressão.


Uma "PUTA" semana pra todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário