quarta-feira, 24 de março de 2010

Orgulho de ser Umbandista

Abril se aproxima e o dia de Ogum/São Jorge também. Isso me traz a lembrança um episódio extremamente desagradável que aconteceu ano passado. Recebi de uma amiga, através de mensagens do Orkut um texto supostamente histórico e isento de sentido religioso com o objetivo de desmerecer a comemoração do dia de Ogum/São Jorge pela Igreja e religiões como a Umbanda e o Candomblé. O texto se pautava na questão da adoração de imagens, um dos Dogmas seguidos pela religião escolhida por ela, a Igreja Batista.

Fiquei revoltadíssima, escrevi no meu orkut, respondi por e-mail a menina lembrando-a do direito constitucional de liberdade religiosa, falei com Deus e o mundo. Ela me respondeu, mas sua resposta, apesar de conter um pedido de desculpas apresentava um discurso que trazia suas "verdades históricas" como base para seu ato claramente religioso. Ou seja, não havia nenhum arrependimento em seu e-mail e, portanto nenhum respeito a minha religião tampouco ao meu direito. Achei melhor cortar relações para evitar maiores problemas. Até porque, uma pessoa que não sabe respeitar minhas opções pessoais não merece fazer parte de meu convívio ou círculo de amizades. Não por termos religiões diferentes, isso não é nenhum problema para mim, mas por eu não aceitar tamanha intolerância por parte dela. Dei a chance dela se retratar, mas ela optou pela cegueira e o desrespeito.

Enfim, são águas passadas, mas que volto a tratar para dizer o quanto é importante reivindicarmos nossos direitos e lutarmos contra a intolerância religiosa. No Brasil, país onde nasceu a Umbanda, muitas pessoas sentem-se oprimidas em dizer que seguem essa religião, como médiuns ou como freqüentadores. Não deveria ser assim, mas muita gente teme sofrer preconceito no ambiente de trabalho, entre familiares e em seus grupos de amigos.

Eu optei por me "assumir" Umbandista! E convoco meus irmãos queridos de fé a fazerem o mesmo, e ainda, a se declararem Umbandistas ao Censo 2010. Fazemos o bem sem olhar a quem! Não temos motivos para nos esconder.

Saravá Umbanda!
Saravá todos os guias de Luz!
Saravá a Caridade!
Saravá a Fé!



3 comentários:

  1. Salve Umbanda!!!Salve todas as religiões que respeitam a minha!!!

    ResponderExcluir
  2. Que a Umbanda continue encontrando nos corações de boa vontade como o seu, terreno fértil para seu crescimento e para seu desenvolvimento!
    Sarava Umbanda!
    Sarava seus guias!
    Salve sua Coroa!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, PERFEITO!!!!!
    Beijos

    http://luzesesonhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir